quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Terço de São João Bosco

"Com o Rosário se combateram as heresias, se reformaram costumes, se afastaram as epidemias, se pôs fim às guerras, e por isso rapidamente se difundiu pela cristandade. Os sumos-pontífices enriqueceram-no com muitas indulgências, aplicáveis também às almas do Purgatório. Revive-se portanto a devoção ao Santo Rosário em nós e nas nossas família. Se em nossas casas, nos nossos escritórios e escolas, se ouvir o Rosário de Maria, teremos fundamento para esperar que cessem as calamidades, floresça a fé e reapareça nos nossos dias a paz e tranquilidade. Entre as intenções na oração, adoptai também esta: «Implorai ao Senhor, por intercessão da Imaculada Virgem Maria, o dom de conservar em nós a santa fé, que nos mantenha afastados dos erros que na actualidade estão a proliferar entre nós, cristãos; que triunfe cada vez mais a Igreja, mãe e mestra da verdadeira fé, fora da qual não há salvação.»"
São João Bosco

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Coroa de São Judas Tadeu

"Descendente da estirpe real de David, era, como tal, consanguíneo de Jesus Cristo. De facto, o seu pai, Cleofas, era irmão de São José; a mãe, Maria de Cleofas, era, por sua vez, prima da Virgem Maria. O seu campo de pregação foi vastíssimo: primeiro, a Judeia, depois, a Mesopotâmia e, finalmente, a Pérsia. Neste país, juntou-se ao apóstolo São Simão e com ele combateu as heresias dos sacerdotes idólatras Zaroes e Arfexat. Chegados a Suamyr, importante cidade da Pérsia, os dois apóstolos alojaram-se em casa de um seu discípulo chamado Semme. Na manhã seguinte à sua chegada, os sacerdotes daquela cidade, seguidos pelo povo com os ânimos exaltados pelas palavras de Zaroes e Arfexat, rodearam a casa de Semme e exigiram a entrega dos dois apóstolos. Judas e Simão entregaram-se nas mãos dos seus verdugos, que os castigaram a adorarem as divindades pagãs. Ambos espancados até sangrarem, os dois companheiros na fé olharam-se nos olhos. Judas, dirigindo-se a Simão, disse-lhe: «Irmão, vejo nosso Senhor Jesus Cristo que nos chama.» A multidão, cega pelo fanatismo, lançou-se com maior sanha sobre os corpos já em sangue dos dois apóstolos, ultrajando-os. Corria o ano 70. O céu de Suamyr cobriu-se repentinamente de terríveis raios, e os dois sacerdotes, Zaroes e Arfexat, autores do bárbaro martírio, foram fulminados pela justiça divina."

domingo, 20 de dezembro de 2009

Coroa de São Maximiliano Kolbe

"Foi deportado para Auschwitz, em 1941, onde foi marcado com o número 16 670. Neste tristemente célebre campo de extremínio, ficou em reclusão por ser sacerdote. Encarregaram-no de tarefas terríveis, como o transporte dos cadáveres para o crematório. Porém, em nenhum momento perdeu a dignidade de homem e de ministro de Deus. Um prisioneiro sobrevivente do genocídio lembrou como Kolbe sempre se comportou como um «príncipe». Morreu em Auschwitz, ao oferecer a sua própria vida em troca da de um pai de família, seu companheiro de prisão. Estendeu o braço ao seu verdugo, que le administrou uma injecção letal de ácido fénico. As suas últimas palavras foram «Ave Maria». Era o dia 14 de Agosto de 1941."

domingo, 6 de dezembro de 2009

Terço Eucarístico

"A tradição conta que um monge da Ordem de São Basílio manifestou sérias dúvidas sobre a presença real de Jesus na Eucaristia. Um dia, no decorrer da missa, no final da dupla consagração, a hóstia converteu-se, à vista de todos os presentes, em carne viva e o vinho transformou-se em sangue. Actualmente, a hóstia é conservada num ostensório ou custódia de prata, onde se mostra como uma subtil membrana circular de carne ligeiramente escura. O vinho está contido numa antiga ampola de cristal de rocha, onde aparece em forma de cinco gotas já coaguladas, cor de terra. Durante séculos, e em repetidas ocasiões, estas relíquias milagrosas foram submetidas a controlos por parte das autoridades eclesiásticas. Em 1971 e 1981, por exemplo, foram escrupulosamente analisadas no hospital de Arezzo. O exame histológico revelou que o sangue e a carne que constituem as relíquias pertencem à espécie humana. Também foi apurado o grupo sanguíneo, AB, e chegou a conhecer-se a proveniência do tecido carnoso - o coração, do qual estão presentes os elementos constitutivos (miocárdio, endocárdio, nervo vago e parte do ventrículo esquerdo)."

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Coroa das Cinco Chagas de Jesus

"Santíssima Chaga da mão esquerda do meu Jesus, adoro-vos. Dói-me, bom Jesus, ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Dou-Vos graças, ó Jesus da minha vida, porque por Vosso amor me livrastes de sofrer a flagelação e a eterna condenação merecida por causa dos meus pecados. Ofereço ao Eterno Pai o sofrimento e o amor da Vossa santíssima humanidade e suplico ajuda para que faça bom uso das minhas forças e da minha vida, para produzir frutos dignos da glória e vida eterna, e assim aliviar a justa ira de Deus."
'
"Santíssima Chaga da mão direita do meu Jesus, adoro-vos. Dói-me, bom Jesus, ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Dou-Vos graças, ó Jesus da minha vida, por me terdes cumulado de benefícios, apesar da minha obstinação no pecado. Ofereço ao Eterno Pai o sofrimento e o amor da Vossa santíssima humanidade e suplico que me ajudeis a fazer tudo para maior honra e glória de Deus."
'
"Santíssima Chaga do pé esquerdo do meu Jesus, adoro-vos. Dói-me, bom Jesus, ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Dou-Vos graças, ó Jesus da minha alma, por terdes sofrido dores tão atrozes para me deter na minha corrida para o precipício, sofrendo Vós por causa dos pungentes espinhos dos meus pecados. Ofereço ao Eterno Pai o sofrimento e o amor da Vossa santíssima humanidade para me ressarcir dos meus pecados, que detesto com sincera contrição."
'
"Santíssima Chaga do pé direito do meu Jesus, adoro-vos, Dói-me, bom Jesus, ver-Vos sofrer tão dolorosa pena. Dou-Vos graças, ó Jesus da minha vida, por aquele amor que sofreu dores tão atrozes, derramando sangue para castigar os meus desejos pecaminosos e a procura dos prazeres. Ofereço ao Eterno Pai o sofrimento e o amor da Vossa santíssima humanidade, e peço a graça de poder lastimar as minhas transgressões e de perseverar no caminho do bem, cumprindo fielmente os mandamentos de Deus."
'
"Santíssima Chaga do sagrado lado do meu Jesus, adoro-vos. Dói-me, bom Jesus, ver-Vos sofrer tão grande injúria. Dou-Vos graças, bom Jesus, pelo amor que me tendes, ao permitirdes que uma lança introduzida no Vosso corpo fizesse derramar a última gota de sangue, para me redimir. Ofereço ao Eterno Pai esta afronta e o amor da Vossa santíssima humanidade, para que a minha alma possa encontrar no Vosso Coração trespassado um refúgio seguro. Amen."