sexta-feira, 10 de abril de 2009

Jesus é pregado na cruz

"Décima primeira estação: Jesus é pregado na cruz". Ontem a noite tive a Via Sacra na paróquia da minha aldeia... mais uma vez a oportunidade de meditar sobre a Paixão de Cristo e desta Sua entrega à cruz. Mas esta noite, houve uma meditação que me chamou atenção... uma simples frase que me mostrou tudo de um novo ângulo e que mudou a maneira como olhei o resto da caminhada. Sábias as palavras e quem as escreveu... na décima primeira paragem meditamos sobre o momento em que Jesus é pregado na cruz. Muita da meditação recaiu sobre o acto da crucificação... o acto de horror que é pregar alguém num madeiro na hora de maior calor do dia... o sofrimento dos processos biológicos que levam à falha de todo o corpo até a morte por asfixiação... o sofrimento de que o Cristo não fugiu, nem quando lhe deram a beber vinho misturado com fel, usado para de um certo modo adormecer o corpo. Não é ingrato e prova-o, mas não bebe para que nenhuma gota Sua de sangue, que nenhuma gota da Sua entrega se perca. Para quem assistiu a um cenário destes ou para quem o imagina torna-se um cenário de horror... mas foi então que houve uma pequena frase que me saltou... que nos dizia que enquanto Jesus estava a ser pregado na cruz, Ele se encontrava virado para o Céu. Nesse momento só me apeteceu parar por uns momentos e repetir aquela Via Sacra... por ver pela primeira vez a Via Sacra com outros olhos. Todas as Vias Sacra em que já estive presente, todas as representações da Paixão de Cristo, todas elas me puseram sempre como o espectador... ontem "pregaram-me" na cruz, mostraram-me este caminho visto pelos olhos de Alguém diferente... Alguém que não foi espectador. Tenho a certeza que nada da Sua visão lhe arrancou a dor daquele momento, mas também tenho a certeza que Lhe mostrou algo diferente... depois de muito ter caminhado a ver e a sentir cada pedra do caminho, de as ter contado a todas com o Seu corpo teve o seu momento de visão daquele pano azul que é o Céu, no exacto momento em que estava a ser pregado na cruz. Apesar da dor da traição, do abandono, da flagelação, do calvário, dos pregos, do calor abrasador... Jesus teve o Seu pedacinho de Céu. Ele próprio disse que veio para renovar todas as coisas... e fez-O. Ontem para mim foi como um abrir os olhos... parar e ver! Queres um bocadinho do sorriso do Pai, um bocadinho deste grande Céu? Não fujas, mas antes deixa-te pregar, lá O terás...

1 comentário:

Ana Alexandra disse...

Desde pequenina que vou á via sacra... No entanto só este ano estive lá...

como te compreendo

beijo tranquilo, neste dia em que se respira a esparança de nunca O ter perdido...

uma excelente Páscoa...

beijo