segunda-feira, 13 de abril de 2009

Aleluia

“Aleluia! Aleluia! Aleluia!” Foi o grito deste fim-de-semana… já sentia saudades de o ouvir. Acho que depois de tanto nos habituarmos a atmosfera quaresmal acabamos por entrar nela profundamente, sem muitas vezes nos apercebermos. Mesmo os momentos que houveram mais de festa dentro da quaresma acabavam por sempre mais contidas e sem nunca nos desviarmos de todo o caminho que ali estamos a percorrer de preparação. Mas desde a noite de sábado tudo isso terminou… a Páscoa para além da mensagem que traz, que deve ser o principal, traz esta nova alegria a cada pessoa, a cada casa, a cada celebração, é maravilhoso! Por isso o dia de Páscoa é passado a sorrir… apesar de muitas tristezas de muitas casas, de muito cansaço, a alegria não nos larga, parece que a absorvemos a cada momento sem realmente nos apercebermos… é esta luz que nos vai iluminando. O dia de Páscoa, vou ser sincero, não foi onde fui buscar a minha paz e alegria da ressurreição… tudo começou um pouco antes, na noite anterior. Vigília Pascal… tinham toda a razão as pessoas que sempre me disseram que esta é a celebração mais linda do ano! O ano passado foi a primeira vez que tinha estado numa, tocou-me realmente pelo que recordo dela mas nada como este ano… o ano passado despertou-me a curiosidade e fui, mas fui pela celebração em si. Este ano foi totalmente diferente… comprometi-me a ir e se isso não tivesse feito não tinha ido, estava a sair de casa para ir e só queria sinceramente ir descansar. Tive companhia no meu caminho ao ir e ao vir da Vigília que viveu comigo muito a celebração, sentia-se que estava lá mesmo a vivê-la… o que me fez esquecer muito do cansaço que para lá levava. Cada vez que penso que estive para não ir até tremo agora… foi mesmo algo de especial. Tudo… estava no local que senti como sendo minha casa, com aqueles que todos estes Domingos me tenho encontrado… sentia-me mesmo em casa. E depois foi toda a celebração… simplesmente maravilhosa, realmente é a mais linda celebração que já tive em todo o ano… estarmos sobre o escuro da noite reunidos, ao som de doces cânticos e com um pano de luz simplesmente lindo. Toda aquela atmosfera, aquela luz… e o tocar dos sinos ao cantarmos “Aleluia!”, simplesmente divinal, só me apetecia rir e sorrir! E para onde quer que olhasse era o que via, sorrisos bem grandes, daqueles que nada arranca! A sério… adorei, é para repetir e repetir e repetir! Só consigo agradecer a toda a gente que me ajudou a vivê-la, a toda a gente que preparou tal noite e a Ele por saber como proporcionar tamanho momento…

5 comentários:

Sandrocas =) disse...

Pelos vistos deveria ter-me apresentado na Vigilia.
Já não sei o que é a páscoa.
Já não sei o que é andar feliz, de sorriso de orelha a orelha à muito tempo... Desde que o dinheiro se subrepôs a todos os dias que se consideravam importantes como o dia de páscoa.

Paz *

Ana Alexandra disse...

Nunca fui á vigilia pascal... Este era o ano em que realmente era para ir... mas não pude... :'(

tenho mt pena mesmo...

bzuca

Gui disse...

Calminha minhas pequeninas. Mais anos virão e sempre haverá Vigília Pascal... para o ano sei que não vos esquecereis ou ides arranajar maneira de ir mesmo :) tindes é que procurar a vossa Páscoa, isso sim importa. Afastai-vos de tudo aquilo que vos possa perturbar esta procura e encontrai esta luzinha.
Bjoca pas duas **1068*1080**

Anónimo disse...

Bem... Também tive a enorma felicidade... Se bem que para mim, o grande momento foi na procição de saída da cruz, em que se cantava o cantico "RESSUSCITOU!".
Aí senti verdadeirament a páscoa como nunca o tinha feito antes, e mais uma vez senti um grande acolhimento por parte do Senhor, Ele que o faz sempre que me sinto indigno! Ele mostra-me que me Ama, e embora eu faça muita asneira Ele Ama-me perdidamente e não está disposto a perder-me por nada deste mundo!

Gui disse...

Exactamente... também foi lindo esse momento, hoje entrei na Sé e voltei a sentir o aroma que senti nessa noite. É tão bom... mesmo! Foi exactamente nessa procissão de saída que reparei em todos os sorrisos estampados nas caras de toda a gente, para onde quer que olhasse. Toda aquela atmosfera, um cântico que é de se ouvir no Céu, com todos aqueles pequenos sinos a trelintarem de fundo... fenomenal... simplesmente fenomenal!